Sem categoria

O que alguém que limpa banheiros pode te ensinar sobre o significado do trabalho

Estava eu participando de um evento sobre design, tendências de decoração em imóveis, arquitetura, gente muito bem vestida com aquele jeito poker face e acabei aprendendo muito mais com trinta segundos de conversa com um faxineiro do que todas as conversas naquele dia até então.

Sempre quando conheço pessoas gosto de saber suas histórias, independente se trabalham com os mais altos nomes da arquitetura ou passam o dia todo dentro de um banheiro proporcionando conforto para quem o utiliza. Perceba que o significado do trabalho não é apenas o de limpar a sujeira que muitas pessoas “educadas” acabam promovendo no banheiro alheio, mas sim o de gerar conforto para quem acessa esse ambienteem um dia de tráfego intenso por causa de um evento.

O significado de qualquer trabalho deve levar em conta os benefícios gerados para quem ele é feito e não apenas a natureza do próprio trabalho ou os ganhos pessoais.

Pois bem, após mais de dez anos atuando em áreas comerciais, percebi que o pensamento predominante dos gestores ainda está estacionado no velho paradigma do bater metas primeiro e pensar em todo significado do trabalho depois.

No livro a Arte da felicidade no trabalho, Howard C. Cutler conversa com o Dalai-Lama sobre o best-seller A arte da felicidade. Howard ficara responsável por estruturar e editar a próxima edição do livro, pois a primeira havia sido um sucesso de vendas. Segue o diálogo:

(HC) – O senhor tem alguma pergunta a fazer sobre o livro?

(DL) – O livro foi útil para as pessoas?

(HC) – Foi sim. Com certeza!

(DL) – De que modo?

(HC) – Não sei.

O significado do livro para Dalai-Lama era o de ajudar o maior número de pessoas, jamais ser um best-seller como meta. E é exatamente esse pensamento que gosto de propagar nas palestras que dou, conversas que tenho com gestores e pessoas interessadas no tema. Penso que estamos na transição do significado do trabalho voltado em grande parte no atingimento de resultados financeiros para um significado mais profundo que envolve identidade de quem executa e o bem maior de quem usufrui dos resultados desse trabalho.

Veja a figura abaixo e me diga se é assim que os relacionamentos se dão na organização em que você trabalha através do antigo paradigma que muitas empresas ainda vivem.

Compartilho do mesmo pensamento do meu amigo e consultor Alexandre Pellaes quando ele diz nesse artigo que:

Trabalho é um esforço intencional para criar algo, transformar, oferecer um serviço, criar valor! É uma ação com um enorme potencial de impacto sobre as pessoas, mas também sobre você (que executa a ação!).

E de repente vou me dando conta de que não é o tipo de trabalho que determina quem nós somos, mas sim a intenção que damos para esse trabalho. Será que estamos ali apenas para cumprir normas, procedimentos, obedecer, obedecer, obedecer ou podemos a partir do que fazemos evoluir e aumentar nossa consciência perante o mundo?

Para finalizar, voltemos ao evento em que participei. Como adoro conhecer gente e também provar comidas e petiscos, acabei ganhando dois pacotes de balas de coco com leite condensado. O primeiro não teve salvação, mas resolvi guardar o segundo para alguém que eu tivesse vontade de presentear e assim o Sr. José que estava limpando o banheiro me agradeceu todo feliz por alguém ter visto ele e ainda por cima o presenteado. (Geralmente as pessoas nem dão um simples oi para esse e milhões de senhores José no dia a dia)

Segue a nossa conversa e as palavras do Sr. José ditas com um sorriso no rosto:

– O senhor trabalha a quanto tempo com limpeza?

– Desde que cheguei do nordeste meu fio. O bom de trabalhar aqui é que recebo tudo certinho e eles me tratam bem.

– Então o senhor é feliz aqui?

– Sou sim. Na minha idade tem gente que nem consegue arranjar um emprego e nesse aqui eu acabo dando um pouco de limpeza para a vida das pessoas. Às vezes até tem gente que fala comigo como você.

Nesse momento meus olhos se encheram de lágrimas e continuei:

– Essas balas são para o senhor. Espero que goste!

– Muito obrigado meu fio, vou guardar para comer mais tarde. Deus te abençoe!

E assim eu tive mais um aprendizado em minha vida que fiz questão de compartilhar com você através dessa reflexão. Valorizar todo mundo, enxergar o trabalho como algo que vai além da função e focar no benefício que ele vai gerar às pessoas!

Fique bem e tenha um ótimo trabalho hoje 🙂

Equipe Happynn

2 comentários em “O que alguém que limpa banheiros pode te ensinar sobre o significado do trabalho”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s