Reflexões

5 passos para engajar (de verdade) as pessoas na organização.

Vivemos em um mundo onde a transparência preenche cada vez mais a vida das pessoas dentro das organizações e fora delas. O ponto crucial para desengajar alguém é não ser verdadeiro com essa pessoa. Sendo assim, resolvemos deixar para você que é gestor ou não, algumas dicas práticas para engajar as pessoas da sua equipe:

1 – Diga às pessoas somente a verdade, mesmo que não seja exatamente aquilo o que a pessoa gostaria de ouvir.

ab61ad61-f713-40a5-b94f-4e4801dbdd60

Quando a mentira for utilizada como um meio de evitar o sofrimento alheio, maior será o sofrimento quando a pessoa souber que estava sendo enganada o tempo todo. A irritação é normal quando recebemos uma notícia que não queremos ou não concordamos, porém o gestor ganha credibilidade de todos quando se comunica com base em fatos e dados sem se utilizar do cargo para intimidar as pessoas.

2 – Fale e faça o que falou.

descanso.jpg

Falar algo e fazer outra coisa faz com que as pessoas percam a credibilidade no(a) gestor(a). Se por algum motivo não der para cumprir o que foi combinado, é necessário justificar o por quê. Assim as pessoas entendem que nem tudo tem que ser levado a ferro e fogo, pois entenderão os motivos do combinado não ter sido cumprido.

3 – Trate as pessoas com respeito e educação.

sem-noção-rindo

Muitos gestores se valem do cargo que exercem para coagir ou se impor perante a equipe. As principais reclamações segundo o Ministério Público do Trabalho de São Paulo vão desde não receber nenhuma tarefa até sofrer brincadeiras de mau gosto vindas do(a) gestor(a). As pessoas estão mais conscientes dos seus direitos, então é preciso que o(a) gestor(a) tenha a premissa do respeito para então liderar uma equipe.

4 – Procure saber quais são os sonhos dos colaboradores.

15394BB5CB2

Segundo o livro “O administrador de sonhos” do escritor Matthew Kelly, a empresa cumpre o seu papel quando ajuda os colaboradores a identificar seus sonhos, dedicar-se a eles e descobrir meios de realizá-los. Ninguém acorda com o foco em bater metas, mas sim de realizar os seus sonhos. Por isso é importante que a liderança saiba quais são os sonhos de cada liderado para que saiba incentivar cada um de forma singular a atingir suas metas pelos motivos corretos. A Happynn tem uma metodologia própria para isso, saiba mais aqui.

5 – Incentive as boas ações.

WhatsApp Image 2018-06-13 at 19.06.13

Para bater as metas, os colaboradores tem que ter vontade, habilidade e conhecimento. Fora isso, existem muitas variáveis que fazem com que as metas não sejam batidas em determinado mês. Assim é importante que a liderança identifique se cada um está dando o melhor de si e trabalhando da melhor maneira para atingir os resultados. O medo faz com que as pessoas façam as coisas por motivos negativos e assim performem menos. “Há uma relação entre insegurança com o trabalho, níveis mais baixos de performance e de comportamento inovativo e mais comportamentos de bullying e rotatividade real”, afirma Tinne Vander Elst, uma psicóloga organizacional da Universidade de Leuven, na Bélgica.

Espero que esse artigo possa ser útil para que você e sua equipe se desenvolvam com base em respeito, colaboração e propósito.

Curta e compartilhe com todos os gestores da sua organização e assim você estará ajudando muita gente.

Ahh, aproveite e veja esse vídeo do Professor Clóvis de Barros Filho sobre o perseguidor de cenouras.

Fique em paz.

Francisco Dalsenter – É consultor, palestrante, coach e fundador da Happynn. Acredita que o engajamento vem da vontade genuína de fazer algo por querer e não apenas pelo ter.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s